domingo, 12 de outubro de 2008

Arraial II


O exército que foi convocado para guerrear contra Canudos estimou em 25.000 a população, talvez até de uma forma exagerada para demonstrar que havia sido um grande feito a vitória, esqueciam eles que a quantidade de soldados era diversas vezes maiores, porem se isso fosse verdade, Canudos seria a segunda maior cidade da Bahia, perdendo para Salvador.
As batalhas que ocorriam entre a população de Canudos e o exército aconteciam na praça, perto da igreja nova, onde os sertanejos se escondiam para tentar o ataque, porem os inimigos usavam desde tiros de armar até canhões para destruir completamente tudo que viam pela frente.
Euclides da Cunha descreveu no seu livro "Os Sertões", que as casas dos sertanejos eram "monstruosas", escrevia com antipatia, mas não percebeu que ali era um lugar de pessoas que não tinham muitas condições para viver com dignidade e viviam em casas para eles comuns.

Arraial


Depois de muito andar, Antônio Conselheiro decidiu parar no meio do sertão e formar sua própria cidade, juntando os mais necessitados e junto com eles erguer uma cidade que não precisasse da ajuda do governo para se manter, já que Conselheiro era contra a Republica que acabava de se estabelecer.
A cidade crescia rapidamente, todos os dias mais famílias chegavam para tentar a vida naquela cidade que era vista como uma esperança para muitos, já que o sertão havia sido esquecido pelo governo. Cada família que chegava construía uma pequena casinha de taipa, é feita apenas de barro, galhos fortes de árvores, folhas de palmeira, e cipó. Todas as casas ficavam ao redor da praça, que alem das casas ainda ficavam a igreja velha e a igreja nova, que não foi terminada.