sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Conselheiro



Bem, ai esta um trecho que achei muito interessante falando um pouco de porque Antônio Conselheiro decidiu ajudar os mais pobres.

Luís Koshiba e Denise M. F.Pereira, no seu livro “História do Brasil”, página 226-227: "A origem dos beatos encontra-se nas atividades ligadas ao Padre José Maria Ibiapina, que seguindo a orientação do catolicismo de seu tempo, procura melhor comunicação entre clero e fiéis. Ao Padre Ibiapina deve-se a criação de inúmeras ‘casas de caridade’ mescla de orfanato e escola que se multiplicaram a partir da segunda metade do século XIX.
Essas ‘casas de caridade’ eram administradas por ordens leigas, não oficiais, isto é, não reconhecidas pela Igreja, mas toleradas por ela.
É em função dessas ‘casas’ que irão se multiplicar estas ordens de beatos, que eram expressão concreta da intensificação da religiosidade no sertão nordestino.
Dentro desse quadro que começa então a aumentar o prestígio de Antônio Conselheiro que, por isso mesmo, passa a ser perseguido sistematicamente pela Igreja. Já com inúmeros seguidores, logo após a proclamação da República, Antônio Conselheiro se estabelece no sertão baiano, na localidade denominada Arraial de Canudos, à margem do rio Vaza-Barris.
Formam ali uma comunidade de beatos, que em virtudes das crescentes pressões religiosas e civis, decidem romper com o mundo circundante, organizando-se assim uma comunidade consciente de suas particularidades. (...)
"